quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Inspire-se com o Instituto Canto Vivo

            O Instituto Canto Vivo é uma ONG Sergipana que iniciou as suas atividades em 2001 e atualmente desenvolve projetos voltados ao reflorestamento, à reprodução e distribuição de mudas e sementes da Mata Atlântica, além de inclusão, reciclagem e educação ambiental nas escolas. De lá pra cá, a ONG tem crescido em voluntários e parceiros, além de ter expandido o seu campo de atuação, estando presente com seus projetos ambientais nos estados vizinhos.

            Uma das ações desenvolvidas pelo Canto Vivo é o projeto ‘Uma Floresta na Cidade’, realizado há mais de 3 anos, onde voluntários e parceiros da ONG saem às ruas para a distribuição de sementes do bioma Mata Atlântica no Dia da Árvore, 21 de setembro. O objetivo é dar à população condições de contribuir com a arborização de suas cidades e conscientizar as pessoas acerca dos benefícios trazidos por um espaço público repleto de árvores.

Fonte: Divulgação

            Idealizando a participação de João Pessoa no circuito das cidades que receberiam a mobilização no Dia da Árvore, a equipe ‘Mata Atlântica nas Escolas’ entrou em contato com a ONG e conseguiu uma parceria verde: O Instituto Canto Vivo doou cerca de 1.500 sementes de árvores (Cedro, Ipê Amarelo, Falso Pau-brasil, Urucum e Aroeira Vermelha) da Mata Atlântica para distribuirmos em nossa cidade. São elas:

Cedro - árvore da Mata Atlântica de grande porte, pode atingir de 20 a 30 metros. Flores brancas. Perde toda a folhagem nos meses de julho a setembro. Plantio em mata ciliar, bosques, praças ou áreas degradadas.


Ipê Amarelo - medindo cerca de 30 metros quando adulta, esta árvore possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas. A floração inicia-se no final de julho e vai até setembro, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos.


Falso Pau-brasil - Nativa da mata atlântica, de grande porte, pode chegar a 17 metros. As sementes são utilizadas para fazer artesanato.


Urucum - é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames.


Aroeira Vermelha - árvore da Mata Atlântica brasileira de médio porte, pode chegar a 6 metros. Muito utilizada na arborização urbana.


            Sendo assim, se você tem interesse em adquirir algumas dessas sementinhas para transformá-las em mudas e plantá-las em algum espaço público da cidade ou até no seu quintal ou área verde, entra em contato conosco que teremos o maior prazer de entrega-lo e iniciarmos a revolução verde também em nossa cidade. Vamos lá!


            A equipe ‘Mata Atlântica nas Escolas’ agradece a doação do Instituto Canto Vivo e parabeniza à Cristiane Nogueira, em nome de todos os voluntários e parceiros da ONG, pelos projetos ambientais realizados desde 2001. Acreditamos que essas iniciativas possuem papel fundamental de conscientização ambiental e dão suporte para a transformação do ser humano, no caminho para um mundo mais justo, solidário e sustentável. 

Texto e edição: Diôgo da Silva Santos

Um comentário: