quinta-feira, 17 de março de 2016

Desmatamento na Mata próxima ao Centro de Convenções!

O ‘Mata Atlântica nas Escolas’ atualiza o blog com informações nada agradáveis no que diz respeito ao meio ambiente e, propriamente sobre a Mata Atlântica do nosso município. Após denúncia ambiental compartilhada nas redes sociais, no dia 03 de março de 2016, sobre possível desmatamento na Mata do Jacarapé e arredores do Centro de Convenções, a equipe ‘Mata Atlântica nas Escolas’ esteve no local e relata a seguir o que foi visualizado após parte da destruição do verde de áreas que deveriam ser protegidas em nossa cidade (Parque do Jacarapé, Parque Estadual Aratu e Parque Estadual Trilha dos Cinco Rios).

Lixo próximo ao Centro de Convenções. João Pessoa, 2016. 

“A cena presenciada foi de um crescimento urbano devorando tudo e de maneira muito rápida. Atualmente, edifícios brotam do dia pra noite como um passe de mágica mudando drasticamente a paisagem. Antigamente, o surgimento de um bairro acontecia de uma forma muito lenta e era dividido em varias etapas, já hoje em dia, o processo é outro: a vegetação em questão de poucas horas é destruída dando lugar aos materiais de construções e a equipe de construtores.

Crescimento urbano nas proximidades do Centro de Convenções. João Pessoa, 2016.
Lixo e entulho e desmatamento em área verde. João Pessoa, 2016.

Se analisarmos imagens no Google Earth, veremos que a distância entre a cerca de domínios do Centro de Convenções para o loteamento da ASPOM (Associação da Polícia Militar) diminuiu drasticamente, de estimados 3 a 5 km para 600 metros em poucos anos, ou seja, a expansão e criação destes equipamentos localizados próximos à PB-008 são exemplos que favorecem o desenvolvimento, entretanto, verifica-se também o grau intenso de desmatamento da Mata Atlântica nesta mesma região, pois a expansão urbana invade aquele espaço com uma magnitude violenta. 

Crescimento de Mangabeira, beirando o Centro de Convenções, no plano mais fundo. João Pessoa, 2016.

O loteamento que está na fase final de construção chama-se ASPOM (Associação da Polícia Militar), será destinado aos integrantes da Policia Militar por meio do governo da Paraíba. Esta se situa em Mangabeira VIII por trás do terminal de ônibus Patrícia Tomaz. Além da Mata que foi devastada existe ainda muita presença de lixo de diversos tipos de materiais (escritórios, eletro eletrônico, restos de construções, etc.) além de carcaças de animais de grande porte (ossadas), algumas fotos foram tiradas com um ângulo que percebemos a proximidade do Centro de Convenções.


Como se não bastasse outras áreas estão sendo ocupadas por favelas sem o mínimo de condições de estrutura: as paredes são feitas de retalhos de lixo, placas, zincos, lonas, e papelão. Inclusive, novas áreas serão devastadas brevemente inclusive com placa sinalizada pelo Governo. É deprimente perder uma área tão linda com tantas árvores de grande porte. Outras áreas próximas também estão com loteamentos definidos a todo vapor como Jacarapé e Praia do Sol.

Crescimento desordenado e carcaça de animal morto  na área. João Pessoa, 2016.

Dessa forma perdemos cada vez mais nosso espaço verde para dar lugar ao cinza do desenvolvimento, de brinde teremos mais calor, problemas urbanos, poluição e saúde”.

Para conhecimento de todos, os Parques Estaduais do Jacarapé, do Aratu e Trilha dos Cinco Rios são áreas decretadas como parques pela Sudema para proteção da biodiversidade e conservação da Mata Atlântica ainda encontrada em João Pessoa e este tipo de atitude descrita acima não condiz com o modo que tais áreas deveriam ser tratadas. 

Texto e fotos: Everaldo Batista

Edição: Diôgo da Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário