O Projeto



João Pessoa foi a primeira cidade do Brasil a elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) lançado em novembro de 2010,  coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. O PMMA surgiu da necessidade de diagnosticar a situação atual do bioma no município, para elaborar e planejar políticas públicas relacionadas à preservação desse Bioma. Dentre as diretrizes propostas pelo PMMA, no que concerne à educação ambiental, podemos destacar: A elaboração de material didático sobre a Mata Atlântica municipal e a capacitação de professores da rede pública de ensino; A sensibilização e educação ambiental junto às comunidades e o estabelecimento de parcerias privadas e públicas com as esferas estadual e federal.
O projeto Mata Atlântica Na Paraíba: Cidadania Ativa e Criatividade Para a Conservação Ambiental se insere nas diretrizes propostas pelo PMMA e tem por objetivo construir uma consciência cidadã sobre a importância da preservação, conservação e recuperação da Mata atlântica, por meio de cursos, oficinas e trabalhos de campo orientados - trilhas. Para tal, a proposta aborda três eixos:
1)      Ambiental: conceitos teóricos e práticos sobre o bioma da Mata Atlântica;
2)      Político: Democracia no Brasil e os instrumentos de participação social; História do ambientalismo e da luta pela preservação da Mata Atlântica no Brasil e em João Pessoa, Paraíba;
3)      Inclusão digital: Teoria e prática na elaboração e produção de conteúdos digitais com realização de vídeos documentários; criação e manutenção de blogs e campanhas, por meio de mídias sociais.
            Esses três eixos integrados irão estimular e capacitar alunos e professores acerca da realidade local da Mata Atlântica, suas potencialidades e fragilidades, contribuindo para a construção da consciência cidadã e da sustentabilidade ambiental. O Projeto Mata Atlântica na Paraíba: Cidadania Ativa e Criatividade para Conservação é realizado pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba.  



Atividade 1 – Mata Atlântica no Brasil:  Legislação e Cidadania para a Conservação 
A Mata Atlântica no Brasil: A História da Luta pela conservação.  O Plano Municipal da Mata Atlântica de João Pessoa.  
Legislação ambiental: Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Código Florestal e Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa;
Introdução à criação de blog e de conteúdo sobre Mata Atlântica (oficina com professores e alunos para criação de blog)  
Material didático no formato de apostilas em cd room

Metodologia: Palestras e oficinas no DGeoc e no Laboratório de Informática
Tecnologias utilizadas: Data Show para palestras e uso de computadores no laboratório de informática do DGeoc para oficinas.

ATIVIDADE  2 : Conhecendo a Mata Atlântica no Campo
Trabalhos de campo orientados na Mata do Pau ferro, em Areia; Reserva Biológica Guaribas em Mamanguape e Trabalhos de campo orientados no Parque Arruda Câmara  e visita ao Jardim Botânico e ao Viveiro Municipal de Plantas nativas (com a turma do outro projeto) Nestas trilhas, alunos e professores vivenciarão a biodiversidade da Mata Atlântica, ao tempo em que fotografam para o blog e colaboram na produção de vídeo documentário.
Visita  ao Laboratório de Química (LABID) para estudar a estrutura e biologia de semente de mata atlântica  com  atividade de extração de clorofila, sendo essa atividade conjunta com o subprojeto do CCEN Conhecendo Ciência.  

ATIVIDADE 3:  Documentando A Mata Atlântica
Edocomunicação Ambiental e Mata Atlântica
Leitura crítica da imagem: Reflexão sobre a Mata Atlântica a partir de documentários.
Seminário de avaliação do projeto e inclusão dos novos conhecimentos no ensino
Oficina de produção de audiovisual.
Para os selecionados
Introdução à linguagem audiovisual e técnicas de roteiro: Criação e utilização do audiovisual,  elaboração de um roteiro, com ênfase ao documentário.
Realização e edição de 01 vídeo - campanha sobre a Mata Atlântica na Paraíba, filmada durante os trabalhos de campo (trilhas): Oportunidade de realização e edição audiovisual dos roteiros elaborados.
Essa oficina terá início após os trabalhos de campo do primeiro ano. Os professores e alunos selecionados para realizar a oficina, serão escolhidos ao longo das filmagens no campo. Serão escolhidos os que demonstrarem interesse e qualificação para a formação em realização de documentário geográfico.
O vídeo nas escolas: reprodução e distribuição
Produtos gerados
01 vídeo de divulgação de 12 minutos, abordando todo o desenvolvimento do projeto, suas oficinas e cursos, bem como depoimentos e experiências a partir dos trabalhos de campo nas unidades de conservação da natureza escolhidas e os espaços verdes da cidade de João Pessoa.
01 blog de divulgação e interação dos participantes do projeto, que conterá as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos.
01 conteúdo de educação ambiental (formato apostila) aplicado à realidade ambiental da Mata Atlântica na Paraíba, abordando os espaços verdes do município, seus potenciais e fragilidades, bem como as ações cidadãs que podem ser realizadas para garantir a conservação desses espaços. 

2 comentários:

  1. Estou seguindo Blog, parabéns amigos (as) desde Projeto MATA ATLÂNTICA PB CIDADANIA ATIVA E CRIATIVIDADE, abraços !

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos e amigas do Blog Projeto MATA ATLÂNTICA PB CIDADANIA ATIVA E CRIATIVIDADE. Aplausos !

    ResponderExcluir