quarta-feira, 20 de agosto de 2014

'Mata Atlântica nas Escolas' Visita a Mata do Pau-Ferro

            Depois de uma breve pausa nas atividades ligadas ao Projeto, estaremos agora no fim de agosto (dia 30/08) embarcando para conhecer uma Unidade de Conservação localizada no município de Areia – PB. As ações no Parque Estadual Mata do Pau-Ferro proporcionam o equilíbrio econômico de populações residentes do entorno  junto com o manuseio sustentável dos recursos naturais.

            O Parque Mata do Pau-Ferro, criado pelo decreto nº 14.832 no ano de 1992, possui cerca de 600 ha de extensão, e seu bioma característico é a mata atlântica, onde a fauna e a flora são abundantes, podendo-se destacar espécies como: gato-do-mato, raposa e teiú como “moradores” habituais do parque.

Paisagem verde da Mata Pau-Ferro
Fonte: Sudema

            O turismo é desenvolvido por meio do ecológico com base local, por ser desenvolvido de forma sustentável junto a uma comunidade chamada por ‘Chã de Jardim’. No espaço, podem-se praticar trilhas interpretativas pela mata, com a ajuda de guias, e deliciar-se com piqueniques no decorrer do passeio. Tais atividades são realizadas junto aos colaboradores do Restaurante Vó Maria, localizado no próprio parque, onde os visitantes podem aproveitar-se de comidas caseiras e de origem nordestina, além de conhecer mais sobre a Comunidade Chã de Jardim.

Restaurante Rural Vó Maria
Fonte: Facebook Chã de Jardim

               Para quem deseja aproveitar o local o dia todo, uma boa pedida é contemplar o pôr do sol no parque, no próprio restaurante Vó Maria e ao som de músicas que tocam no coração. Além disso, a responsabilidade ambiental também está sempre presente nas visitas: antes dos turistas deixarem a mata do pau-ferro, eles possuem a missão de plantar uma muda da árvore que dá nome ao local, criando assim uma responsabilidade ambiental e o apreço em querer visitar o local outras vezes.

            Voltaremos nos próximos dias com novidades sobre esta visita, sábado, dia 30 de agosto o ‘Mata Atlântica nas Escolas’ estará visitando o Parque Est. Mata do Pau-Ferro, e você irá descobrir toda a beleza que cobre este fragmento de verde localizado no município de Areia -- PB, ao qual é tão importante para a manutenção da biodiversidade da região.

Caminhos da ecotrilha Mata Pau-Ferro
Fonte: Facebook Ecotrilha Jardim

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre a Comunidade Chã de Jardim e suas atividades realizadas no Parque, adiciona no Facebook!



* Pesquisa realizada pelos alunos do curso de Turismo da turma de Geografia e Meio Ambiente 2014.1 – Gabriela Fittipaldi, Jennyfer Rodrigues, Rafael Alves e Rômulo Ramalho.
* Edição: Diôgo Santos e Gabrielly Srs Correia (monitores do Projeto ‘Mata Atlântica nas Escolas’). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário